quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES DE GÊNEROS TEXTUAIS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA 24-05-2009.

Introdução

Este relatório objetiva mencionar as atividades elaboradas em sala de aula, sobre Gêneros Textuais; assim como melhor aborda-los no ambiente já mencionado.

Justificativa

Mostrar aos alunos de forma interessante, quais os reais motivos de conhecer os Gêneros Textuais, trazendo-os para o nosso dia-a-dia. Observar que estamos rodeados dos mais variados textos, podendo explorá-los significativamente.

Objetivos

Ensinar os Gêneros Textuais em prol de ampliar esses conhecimentos, diante de vários métodos para ampliar uma comunicação eficiente.

Para abordar o assunto em questão, foram utilizados o AAA¹ e o TP³, materiais estes, do Programa Gestar 2.

Aos vinte e quatro dias do mês de maio do ano de dois mil e nove, foi realizada nas dependências da E.E.B. Toneza Cascaes, uma aula de Língua Portuguesa. O intuito dessa aula era trabalhar a produção textual. Desse modo, iniciei a proposta de trabalho do Programa Gestar 2. No primeiro momento, foi efetuada uma explicação indispensável sobre o que era, na verdade, o tema explorado.
Com o auxílio dos materiais já citados, procurei abordar de maneira proveitosa o assunto em questão. Debatemos bastante, apontamos idéias, diferenças, semelhanças, outros exemplos de Gêneros Textuais e onde podemos encontrá-los. A parte oral, os alunos acharam mais empolgante. Inclusive, uma das alunas levou para a classe o seu diário, para que pudéssemos observá-lo. Já na parte escrita das questões, os mesmos apresentaram um pouco de dificuldade na Interpretação Textual.
É bom ressaltar que trabalhei com as duas oitavas séries (801 e 802). Os alunos falaram que consideraram esse procedimento legal e que estes, não sabiam que poderiam encontrar tantos Gêneros Textuais.
Eu, como professora, gostei muito de trabalhar esse conteúdo com as turmas. Porém, ainda preciso ensiná-los cada vez mais para que eles possam melhorar as atitudes de um modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário