quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Trabalho sobre Coerência Textual (TP 5)

Essa atividade consistia em trabalhar a Coerência Textual. Levei à sala de aula várias imagens, sendo que o objetivo desse trabalho era fazer com que os alunos elaborassem um texto coerente utilizando todas as imagens expostas. Foi muito legal, pois os mesmos conseguiram fazer uma história com um sentido completo. Souberam explorar com criatividade as figuras mencionadas.
O texto abaixo é um exemplo do trabalho de Coerência Textual que nós, cursistas do Gestar, desenvolvemos durante as aulas. O procedimento foi o mesmo: deveríamos fazer um texto com base nas figuras mostradas pela professora Luiza.


Casos reais de uma família feliz

Olá! Sou Liza.
No ano de 1953 tive a maravilhosa oportunidade de surgir nesse mundo tão incrível.
Em um domingo de sol, numa tarde quentíssima, minha mãe deu à luz a uma criança que mudaria totalmente o rumo da família Arnalts.
Meu pai, filho de indianos e minha mãe, descendente de italianos ficaram extremamente felizes com minha chegada. Eu era uma criança esperta e muito peralta, não dava sossego a eles.
Quando fiz um ano, algo estranho aconteceu comigo. Pelos nasceram em meu rosto e fique com a aparência de minha mãe. Todos achavam aquilo fora do comum. Algo inexplicável. Meus pais me levaram em todos os lugares, fiz todos os tipos de tratamentos, mas não adiantou. Constatou-se, portanto, que se tratava de uma criança anormal. Eles ficaram arrasados e, por fim, desistiram de procurar mais recursos.
No ano seguinte, minha pobre mãe ficou muito doente, pois meu caso acabou com seu lado emocional. Foi então, em um exame de rotina, que ela descobriu que esperava outro filho. Mamãe entrou em pânico, pois as condições financeiras não nos possibilitavam na época, uma vez que meus pais gastaram muito com minha doença. Eles tiveram receio de o bebê ter algum tipo de problema também.
O tempo passou. Nasceu um lindo menino. Dessa vez, sem grandes problemas, porém, igualzinho ao papai. Mas com bigode!
Dois anos mais tarde nossa situação se normalizou, tiramos até um retrato de família para comemorarmos tempos felizes. Eu continuava pequenina, mas já estava muito melhor que antes.
No aniversário de meu irmão, o surpreendemos com uma festa muito divertida. Papai lhe deu um cachorro grande e um gato muito simpático. Eles ficaram amigos de toda a família.
Passamos bons tempos de felicidade, mas em 1983, meu pai adoeceu e infelizmente nos deixou. Nossa vida desmoronou e nossa fortaleza se partiu. Minha mãe mais uma vez ficou desolada e abatida, foi sem dúvida, uma catástrofe. Demorou um bom tempo para nos recuperarmos de tamanha tragédia. Mas estes são fatos que jamais poderão ser modificados.
Dois anos depois, meu irmão foi estudar medicina em outro país e eu, me casei assim mesmo. Apesar de meus defeitos na aparência, consegui encontrar alguém que me ama como realmente sou. Simplesmente me aceita muito bem. Fiquei desapontada porque não tive a felicidade de ser mãe. Então, no meu aniversário, meu marido me presenteou com uma cachorrinha poodle. Essa parte foi muito engraçada, pois descobrimos que a “Lacy” era a cara da mamãe. Rimos muito disso!
Por fim, para a alegria de mamãe, George, meu irmão, se formou em medicina, se casou, teve dois filhos normais e continuou morando em Nova York. Eu, já um pouco mais velha, continuo com meu marido e minha cadelinha. Mamãe, ah, está muito doente, prestes a encontrar nosso tão querido pai.
Paula André

Por que eu escolhi essa profissão?

Escolhi ser professora porque é muito gratificante, apesar das dificuldades é muito bom estar próximo das pessoas ensinando e aprendendo um pouco de tudo a cada dia.

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES DE GÊNEROS TEXTUAIS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA 24-05-2009.

Introdução

Este relatório objetiva mencionar as atividades elaboradas em sala de aula, sobre Gêneros Textuais; assim como melhor aborda-los no ambiente já mencionado.

Justificativa

Mostrar aos alunos de forma interessante, quais os reais motivos de conhecer os Gêneros Textuais, trazendo-os para o nosso dia-a-dia. Observar que estamos rodeados dos mais variados textos, podendo explorá-los significativamente.

Objetivos

Ensinar os Gêneros Textuais em prol de ampliar esses conhecimentos, diante de vários métodos para ampliar uma comunicação eficiente.

Para abordar o assunto em questão, foram utilizados o AAA¹ e o TP³, materiais estes, do Programa Gestar 2.

Aos vinte e quatro dias do mês de maio do ano de dois mil e nove, foi realizada nas dependências da E.E.B. Toneza Cascaes, uma aula de Língua Portuguesa. O intuito dessa aula era trabalhar a produção textual. Desse modo, iniciei a proposta de trabalho do Programa Gestar 2. No primeiro momento, foi efetuada uma explicação indispensável sobre o que era, na verdade, o tema explorado.
Com o auxílio dos materiais já citados, procurei abordar de maneira proveitosa o assunto em questão. Debatemos bastante, apontamos idéias, diferenças, semelhanças, outros exemplos de Gêneros Textuais e onde podemos encontrá-los. A parte oral, os alunos acharam mais empolgante. Inclusive, uma das alunas levou para a classe o seu diário, para que pudéssemos observá-lo. Já na parte escrita das questões, os mesmos apresentaram um pouco de dificuldade na Interpretação Textual.
É bom ressaltar que trabalhei com as duas oitavas séries (801 e 802). Os alunos falaram que consideraram esse procedimento legal e que estes, não sabiam que poderiam encontrar tantos Gêneros Textuais.
Eu, como professora, gostei muito de trabalhar esse conteúdo com as turmas. Porém, ainda preciso ensiná-los cada vez mais para que eles possam melhorar as atitudes de um modo geral.